Translate

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Poema de Vinícius de Moraes

O mais-que perfeito*

Ah, quem me dera ir-me
Contigo agora
Para um horizonte firme
(Comum, embora...)
Ah, quem me dera ir-me

Ah, quem me dera amar-te
Sem mais ciúmes
De alguém em algum lugar 
Que não presumes...
Ah, quem me dera amar-te

Ah, quem me dera ver-te
Sempre ao meu lado
Sem precisar dizer-te
Jamais: Cuidado...
Ah, quem me dera ver-te

Ah, quem me dera ter-te
Como um lugar
Plantado num chão verde
Para eu morar-te 
Morar-te até morrer-te

(Vinícius de Moraes)


* Na Língua Portuguesa, mais-que-perfeito é um tempo verbal que exprime um fato passado, anterior a outro também do passado; pode substituir o futuro do pretérito em construções mais literárias; além de poder indicar a intensificação de uma ação repetida, que continua no passado até o presente (Roberto Melo Mesquita). Os verbos do mais-que-perfeito podem ser conjugados nos modos Indicativo, que indica um fato que se tem certeza que está acontecendo, aconteceu ou acontecerá em determinado tempo; e o Subjuntivo, que sugere um fato incerto que está na dependência de alguma circunstância para acontecer. Formação do Pretérito mais-que perfeito do indicativo presente na maioria dos versos deste poema é: tema do pretérito perfeito, a desinência modo-temporal -ra ou -re (para 2ª pessoa do plural) e as desinências número-pessoais (ex: -s, -m).

* Sobre Vinícius de Morais:

Um dos grandes nomes da cultura brasileira, Vinícius de Moraes foi um homem de várias habilidades. Poeta, escritor, compositor, jornalista, dramaturgo, roteirista, diplomata, além de um dos músicos que participou do movimento de renovação da música popular brasileira, a Bossa Nova. Vinícius, que se autodefinia de poetinha, exerceu com paixão várias atividades e papéis na sociedade. Um dos fatores que contribuiu para a sua rica bagagem cultural foi o fato de ter nascido em uma família de ascendência nobre e ligada aos valores artístico e culturais. Nasceu no ano de 1913, na cidade do Rio de Janeiro. O pai de Vinícius tinha paixão pelas línguas clássicas e chegou a registrar o filho pelo nome de "Marcus Vinitius da Cruz e Mello Moraes", que mais tarde, com apenas nove anos, ele decidiu retificar o registro, e tornou-se oficialmente "Vinícius de Moraes". Formou-se na Faculdade de Direito do Catete, no Rio de Janeiro. Começou também a estudar Literatura Inglesa em Oxford, em 1938, porém interrompeu o curso, devido o início da Segunda Guerra Mundial. Exerceu o cargo de diplomata a partir de 1943, servindo nos Estados Unidos, na Espanha, no Uruguai e na França. Isso contribui para que pudesse entrar em contato com diferentes culturas, e enriquecesse bastante a qualidade de suas obras. Os conhecimentos adquiridos em suas viagens ao exterior contribuíram para seus estudos sobre as áreas de seu interesse, como o cinema. Vinícius de Moraes escreveu a peça teatral Orfeu da Conceição, que lhe rendeu uma premiação no IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954. Sua peça serviu de inspiração para um filme, premiado no Festival de Cannes, sendo, por isso, refilmado em 1998, com título de Orfeu. Ao longo de sua vida, ele desenvolveu a tendência a gostar de estar em contato com a boemia, além disso, estabeleceu muitas amizades frutíferas com vários intelectuais de sua época, e envolveu-se com muitas mulheres. Vinícius viveu com a mesma paixão que transmitia em seus versos, chegou a casar-se várias vezes. Sua vida desregrada e entrega de forma ilimitada às suas paixões, levou-o a adoecer. Morreu de cirrose hepática aos 67 anos, em 1980. Para mais informações sobre o poetinha listo algumas de suas obras: Caminho para a Distância (1933); Forma e Exegese (1935); Ariana, a mulher(1936); Novos poemas (1938); Cinco Elegias (1943); Pátria Minha (1949); Novos Poemas, II (1959); Para Viver um Grande Amor (1962-poemas e crônicos). Dica de link acesse: http://www.viniciusdemoraes.com.br/

Eu encerro esta postagem com o também famoso Tom Jobim, um de seus parceiros de Vinícius de Moraes na música e no do movimento da Bossa Nova, cantando composições do poetinha.


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vjDNsqWkIcY

Nenhum comentário: