Translate

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Os modos dos verbos

crédito: imagem retirada da net
Eu amo aprender novos idiomas. Eles fazem parte de qualquer cultura e influenciam no modo que as pessoas relacionam-se consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Nada mais fascinante para mim do que tentar desvendar o que existe por trás das palavras, da estrutura linguística das línguas.

Confesso a minha predileção pelo meu idioma, a Língua Portuguesa, que me encanta a cada nova descoberta e/ou redescoberta que faço das regras práticas da Gramática ao escrever e estudar minha língua, sinto-me como se tivesse achado um oásis no deserto. Eu tenho sede de palavras e de compreender o que elas querem transmitir.

Acho que seria ótimo se os homens com aptidões na área tecnológica, criassem um aplicativo capaz de transmitir o significado do que realmente pretendemos dizer ao expressarmos algo por palavras. Pois, é engraçado como muitas vezes falamos ou escrevemos uma coisa para alguém e a (s) outra (s) pessoa (s) entende (m) algo totalmente distorcido do você de fato queria expressar.

Ao trocarmos mensagens, um conselho pode virar uma crítica maldoso, uma frase brincalhona pode tornar-se uma ironia, um bom dia educado passa a ser uma cantada, um sorriso transforma-se em deboche, ou dependente para quem for o riso até uma provocação. São muitos os exemplos de mal entendidos principalmente na comunicação verbal, mas também não escapamos disso acontecer utilizando a linguagem não-verbal.

O verbo é uma das mais refinadas armas de comunicação de qualquer idioma. Ele transmite ação, está no centro das orações, possui delicadezas intrigantes na formação de sua estrutura e é capaz de situar-nos no tempo e no modo desejados durante a construção de mensagens em forma de palavras.

Apresento a seguir como se compõe o modo dos verbos da Língua Portuguesa:

  • Indicativo: declara determinado fato como certo de ocorrer;
  • Subjuntivo: insinua o fato e deixa-o na dependência de alguma circunstância;
  • Imperativo: o falante atribui ao verbo um significado claro e definido, indicando de acordo com o contexto uma ordem ou uma súplica.
 * Exemplos dos modos do verbos:
  1. Tempos Simples: constituídos de 1 só verbo.  
  •  Modo Indicativo:
* Presente: exemplo- eu canto;

* Pretérito perfeito: exemplo-eu cantei;

* Pretérito imperfeito: exemplo-eu cantava;

* Pretérito mais-que-perfeito: exemplo-eu cantara;

* Futuro do presente: exemplo-eu cantarei;

* Futuro do pretérito: exemplo-eu cantara.


  • Modo Subjuntivo:
* Presente: exemplo- cante;

* Pretérito imperfeito: exemplo- cantasse;

* Futuro: exemplo- cantar (desinência modo-temporal -R).

            2. Tempos compostos: verbo auxiliar ter/haver +particípio do verbo principal

  • Modo Indicativo: 
* Pretérito perfeito: exemplo-tenho saído;

* Pretérito mais-que-perfeito: exemplo-tinha saído;

* Futuro do presente: exemplo-terei saído;

* Futuro do pretérito: exemplo-teria saído.


  • Modo Subjuntivo:
* Pretérito perfeito: exemplo-tenha saído;

* Pretérito mais-que-perfeito: exemplo-tivesse saído;

*Futuro: exemplo-tiver saído.

Nenhum comentário: