Translate

sábado, 29 de março de 2014

Crase?



Eu estou um tanto ocupada com meus estudos para concursos públicos, então sobra pouco tempo para produzir textos para o blog. Por isso, resolvi aliar o útil ao agradável. Como o objetivo principal do Ideias em expressão é dar destaque as variadas manifestações da linguagem, eu compartilho agora com vocês meus estudos sobre uma das minhas paixões: a Língua Portuguesa.

  •  O que é crase?

- É uma palavra que significa “fusão”. De acordo com os estudiosos da Língua Portuguesa, crase é a fusão de duas vogais idênticas, representada pelo símbolo (`). Exemplos: Vou à Itália; Aludi àquela casa antiga, e outros.

  • Em que casos, devo usar a crase?

- Fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a (s)”.
* Ex: Amanhã irei à praia com meus amigos.

- Fusão da preposição “a” com o “a” da inicial dos pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s), aquilo e com o a do relativo a qual (as quais).

* Ex: Aludi àquele jardim, àquela casa antiga, àquilo;
         Várias pessoas às quais ele se referiu estiveram presentes ao debate de ontem.

  •   Quando não usar a crase?
- Palavras masculinas. Ex: Andávamos a cavalo.
- Verbos: Não tenho nada a pedir.
- Artigos indefinidos: Ontem fui a uma feira.
- Expressões formadas por palavras femininas ou masculinas repetidas: cara a cara, dia a dia, e outras.
-A maioria dos pronomes: pronomes que não admitem artigo (toda, alguma cada, ninguém, alguém, etc.); pronomes pessoais (Ex: Entregue a ela); os demonstrativos esta (s), essa (s) - Ex: Eu irei a esta festa.

* Exceções: a crase é usada antes de alguns pronomes femininos que exigem a crase (`), sendo facultativa diante dos pronomes possessivos femininos. Ex: Refiro-me à minha mãe.

- Antes de palavras femininas usadas em sentido genérico no plural precedidas de “a”: O prêmio foi entregue a artistas renomados.

* Exceção: Se essas palavras forem em sentido específico, e os substantivos passam a ser precedidos por as; então ocorrerá a crase. Ex: Eles dirigiram-se a pessoas discretas./Eles dirigiram-se às pessoas discretas.

- Indicações de horas não-especificadas: Irei daqui a quatro horas.

  •   Como a crase é usada?

- Verificar a necessidade de emprego na frase da preposição “a” simultaneamente com o artigo feminino “a (s)”, ou os outros casos de ocorrência da crase, como os pronomes iniciados por “a”.Em razão disso, é preciso aplicar os conhecimentos de regência verbal e nominal.

- Uma maneira de verificar a existência de um artigo feminino ou de um pronome iniciado por “a (s)” após uma preposição é colocar um termo masculino no lugar do feminino para dissipar possíveis dúvidas.

* Ex1: Encaminhei o requerimento (a ou à?) diretora. – Encaminhei o requerimento ao diretor.
Se o “a” que antecede a palavra puder ser substituído por “ao”, existirá crase: Encaminhei o requerimento à diretoria.

* Ex2: Atribui-se a explosão (a ou à?) falha humana. – Atribui-se a explosão a erro humano.
Se o “a” não for substituído, não existirá crase: Atribui-se a explosão a falha humana.

- Outra maneira de fazer essa verificação é trocar o termo que antecede a palavra que acompanha a preposição “a” por outro seguido por uma preposição diferente (para, de, por, em).

* Ex1: Acostumei-me a (a ou à?) duvidar – Cansei-me de duvidar./Fui punido por duvidar./Tudo consiste em duvidar.
Se o “a” for substituído por outras preposições não terminadas em “a”, não existirá crase: Acostumei-me a duvidar.

*Ex2: Refiro-me a (a ou à?) nova diretora - Penso na nova diretora./Gostamos da nova diretora.
Se o “a” não for substituído por outras preposições não terminadas em “a”, existirá crase: Refiro-me à nova diretora.

Ex3: Fui (a ou à?) Teresina - Voltei de Teresina.
Se usar “de”, não ocorrerá crase antes do nome de lugar: Fui a Teresina.

Ex4: Regressei (a ou à?) Rússia - Voltei da Rússia.
Se usar “da” (fusão de “de” com “a”), ocorrerá crase: regressei à Rússia.

- É usada nas expressões adverbiais, nas locuções prepositivas e conjuntivas que possuem em sua formação palavras femininas: à tarde, à noite, à esquerda, à medida que, às avessas, à moda de (mesmo que subtendida), e etc.

- A crase é facultativa antes de nomes próprios femininos e após a preposição “até”: Referi-me a Maria/ Referi-me à Maria; Vou até a praia/Vou até à praia.




Nenhum comentário: