Translate

domingo, 23 de março de 2014

Bossa Nova


A Bossa Nova é um movimento realizado por músicos que surgiu  no Brasil durante a década de 50. Jovens de famílias da classe média do Rio de Janeiro reuniam-se para desenvolver esse estilo musical, que renovou a música popular brasileira (MPB).

Segundo José Ramos Tinhorão (1998), por volta de 1956, os "criadores" da Bossa Nova, sob a influência dos "jazz-bands" norte-americanos (grupo de músicos que tocavam e/ou cantavam tendo como base uma estrutura rítmica que permitia improvisos), começaram a reunir-se no apartamento da cantora Nara Leão, localizado na zona sul do Rio de Janeiro. Eles passaram a tocar e cantar  "samba em estilo de jazz", assim surgiram as "samba sessions". 

Tinhorão afirma que essa foi uma forma de renovação do estilo de música mais tradicional no Brasil há muitos anos, o samba. Em uma época de crescimento industrial, e de efervescência cultural e artística em todo mundo, os músicos que cantavam as misérias da vida nas regiões pobres das cidades, como faziam muitos sambistas, destoavam do contexto social do qual faziam parte os idealizadores da Bossa Nova. Dentre eles estavam João Gilberto, Ronaldo Bôscoli, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, e outros.

Nessa época, na década de 50, o governo de Juscelino Kubitschek incentivou o crescimento econômico do país, assim como também da modernização das várias esferas da sociedade brasileira. O presidente foi um dos incentivadores do surgimento do estilo musical que refletiu as mudanças que o seu governo pretendia implementar no país. A Bossa Nova surgiu como uma forma de renovar o cenário musical brasileiro. Os seus idealizadores desenvolveram um estilo refinado de melodias, que misturavam ritmos característicos da cultura do país, como o samba,  com o jazz. Além disso, as composições da Bossa Nova eram bem elaboradas. Elas falavam de amor, belezas naturais e das mulheres do Rio de Janeiro, ânsias e preocupações da classe que começava a desenvolver-se economicamente, a classe média carioca.

O significado do nome do movimento "Bossa Nova" é controverso. Alguns estudiosos dizem que o nome faz referência a uma gíria da época que era utilizada pelos cariocas para designar algo feito com criatividade, com charme. O livro de Ruy Castro, Chega de Saudade: a história e as histórias da Bossa Nova (2008), atribui o nome do movimento a uma nova tendência de músicos que tocavam primorosamente de maneira idiossincrática.

Essa nova tendência dos músicos brasileiros ganhou o mundo, e difundiu-se em vários países, popularizando várias canções, como "Garota de Ipanema" de 1962 (regravada diversas vezes ao longo do tempo) e "Copacabana Princesinha do Mar". Isso contribuiu para valorização em âmbito internacional da produção musical brasileira, e impulsionou as criações de composições no estilo Bossa Nova, tendo como um dos seus maiores representantes Vinícius de Moraes (este artista teve um post especial sobre sua vida e obra).

Escutar a Bossa Nova é uma viagem por ritmos envolventes, e composições que trazem a poesia das belezas exuberantes do Rio de Janeiro e as delicadezas da alma humana. Quem escuta as canções da Bossa pode sentir em cada nota o pulsar do canto à natureza, e a surpreende-se com a forma inusitada como as notas brincam com nossos sentidos. Vale a pena parar para deliciar-se com as canções desse movimento que revolucionou a música brasileira.


Referência Bibliográfica:

TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. Editora 34, 1998.

CASTRO, Ruy. Chega de Saudade: história e as histórias da Bossa Nova. Companhia de Bolso, 2008.







Nenhum comentário: