O
profissional de Relações Públicas nos últimos anos vem conquistando espaço no
mercado de trabalho, e suas atividades passaram a ser mais valorizadas. Uma das
razões para que isso aconteça está relacionada ao fato de que com o
desenvolvimento tecnológico as pessoas têm mais facilidade de acesso a
informações diversificadas e interagem entre si com mais rapidez, o que
proporciona a formação de um público consumidor mais exigente.
O
trabalho de Relações Públicas tem como função primordial a administração ou o
gerenciamento da comunicação, abrangendo atividades como marketing, jornalismo,
publicidade, que devem ser consideradas em suas peculiaridades e trabalharem de
forma integrada dentro da organização.
O
profissional dessa área devido à abrangência de suas atividades, que incluem
conhecimentos diversos na área de assessoria de comunicação, jornalismo,
publicidade e propaganda, por exemplo, possuem inúmeras possibilidades de
atuação. Dentre elas, Margarida Kunsch cita algumas como: dentro dos vários
tipos de empresas e organizações “nos departamentos de comunicação social,
marketing e recursos humanos”, como “na prestação de serviços externos, em
empresas e assessorias de comunicação, imprensa e de relações públicas, as
quais o profissional pode se vincular como empregado ou como sócio e
empresário”; além de também poder trabalhar de forma autônoma com consultoria e
assessoria de comunicação. O profissional de Relações Públicas planeja
estratégias de comunicação com o objetivo de atingir os propósitos da
organização, ou seja, com “finalidades institucionais”.
A
área de atuação do profissional de relações públicas abrange todos os processos
de comunicação que envolve os relacionamentos entre a organização e os seus
públicos, e dever ser vista como parte de um sistema. Ou seja, devem ser
considerados os diversos fatores que influenciam nos relacionamentos da empresa
com seus públicos, e a interdependência entre eles.
Quem
trabalha na área de Relações Públicas utiliza técnicas específicas de
comunicação para promover a compreensão mútua entre a alta administração e seus
públicos. Exercer a função de Relações Públicas forma eficiente requer que esse
profissional participe de forma proativa da tomada de decisões da organização, e
desfrutar do respaldo perante os seus dirigentes.
Para
que isso aconteça, é necessário que o Relações Públicas seja hábil em persuadir
os responsáveis por tomar as decisões da organização para quem trabalha para
conseguir implantar as atividades desenvolvidas. Além disso, ter sensibilidade
para identificar os públicos da organização, estabelecer e manter com estes
públicos relacionamentos estáveis, o que pressupõe habilidades que esse
profissional seja comunicativo e hábil para gerenciar e solucionar conflitos
decorrentes das relações entre os diferentes públicos, a organização e a
opinião pública.
Também é importante ter uma visão crítica do
ambiente social, econômico e político onde a empresa está inserida, para
planejar ações que venham a ser necessárias ser tomadas diante da previsão de
acontecimentos que venham atrapalhar ou beneficiar os interesses da empresa e
dos públicos a ela relacionados.
As atividades de Relações Públicas
devem ser embasadas em pesquisas, e voltadas para harmonizar os interesses
divergentes dos diferentes públicos. O profissional dessa área da comunicação
para destacar-se e realizar com eficiência suas atividades, precisa agir de
foram planejada.
A
prática das relações públicas em razão de abranger diversos processos comunicativos
necessita basear-se em um suporte teórico amplo com base na
interdisciplinaridade, ou seja, o estudo de várias áreas de conhecimento. O
suporte teórico para o profissional de relações públicas é de suma importância,
para que ele exerça suas atividades com eficiência.
O
profissional de Relações Públicas planeja estratégias de comunicação com o
objetivo de atingir os propósitos da organização, ou seja, com “finalidades
institucionais”. A forma como a empresa pretende “ser vista” pelos diferentes públicos,
opinião pública, pela sociedade em geral, tem que ser definida por ela mesma, e
cabe a esse profissional orientar o caminho adequado para criar e divulgar um
“conceito”, ou seja, o que pensam os públicos sobre a empresa, que seja
favorável aos propósitos institucionais.
Uma
das qualidades para que consigam atingir tais objetivos é a criatividade para o
desenvolvimento de técnicas de comunicação eficientes para criar um “conceito”
favorável ao bem-estar da organização. E, em meio as crises de imagem, quando a
instituição envolve-se em ações que desagradam seus públicos, reverter a
situação em favor da organização.
O
planejamento é um instrumento fundamental, e as propostas criativas para
solução de problemas devem estar incluídas nele. Além do que se acontecerem
situações inesperadas a criatividade de um Relações Públicas é importante
quando da tomada de providências que não foram planejadas. Por exemplo, em um
evento se o número de brindes não foram o suficiente para o público presente,
uma dose de criatividade do Relações Públicas pode fazer a diferença para
improvisar uma forma de que as pessoas que não receberam brindes sejam
satisfeitas.
“Visão”
empreendedora é outro dos pré-requisitos para quem pretende trabalhar como
Relações Públicas, apenas saber planejar não é preciso, também é preciso agir
de forma confiante em busca de colocar em prática o que foi proposto para a
alta administração da organização. Agir de forma empreendedora é ter coragem de
trilhar novos caminhos, mas tendo como base informações precisas do que precisa
ser feito e como ser feito.
A
eficiência da prática de Relações Públicas depende também de que sejam evitadas
determinadas posturas diante das situações do dia-a-dia no mercado de trabalho,
como a submissão, um grave defeito para quem pretende enveredar pela área. Isso
porque contribui para a desvalorização do trabalho desse profissional, e faz
com que as ações planejadas não tenham os resultados desejados, pois se agir
sem se posicionar de forma crítica perante as decisões da empresa estará
comprometendo a qualidade do exercício de sua profissão.
Além
disso, quem trabalha nessa área tem que lidar diante dos conflitos de
interesses da alta administração da organização e seus diferentes públicos, e
em razão disso, precisa saber ouvir os pontos de vistas divergentes e ser
tolerante com aqueles que não condizem com suas opiniões. Esse profissional tem
que adotar um ponto de vista crítico, para avaliar quais as estratégias de
comunicação mais adequadas ao perfil de púbicos da organização para atingir
seus objetivos, levando em conta o ponto de vista desses públicos, mesmo que
não condigam com os seus.
A
postura autoritária de um profissional de Relações Públicas em relação ao
público com quem trabalha, irá prejudicá-lo, pois isso irá dificultará a
participação deles nas atividades propostas. Quais serão as pessoas que irão se
envolver em atividades que lhe forma impostas, sem que fossem consultadas de
suas preferências e disponibilidade?
Então,
um Relações Públicas precisa ter qualidades que o diferenciem no mercado de
trabalho, como uma pessoa que saiba ouvir e compreender o que os diferentes
públicos e organização desejam e saber lidar com as divergências de seus
interesses. Além disso, evitar atitudes autoritárias e desmotivadoras, que só
dificultam o sucesso da realização das atividades de Relações Públicas.
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