Translate

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Clamor!

Justiça

Justiça...
Justiça...
Por que tardas tanto?
Há mentes a acalentar teus frutos
Dia e noite a clamar por ti,
Os pobres órfãos,
as viúvas sem teto,
as donzelas desonradas...
O sangue espalhado pelo tempo
inquieta revolvendo as mentes
em desespero.
Tantos foram os que por ti deram a vida
em busca de viver nos teus passos
e humilhados foram jogados na lama.
Quantos mais terão que morrer?
Não demores.
Venha matar a nossa sede.
Antes que ela nos mate!

(Autoria: Millena Cardoso de Brito)

Um parênteses de intertextualidade

Para expressar a mesma ideia de indignação das injustiças sociais existem, além de palavras, as imagens que, como diz uma frase que se popularizou entre nós, " vale mais do que mil palavras". A fotografia é um dos meios de comunicação que utiliza as imagens para expressar ideias, sentimentos, e possui conteúdos variados, além de conseguir mexer de forma mais direta com a alma humana. Essa é mais uma de minhas paixões.

Como forma de complementar o sentimento de indignação diante das injustiças sociais que quis transmitir com o poema acima, vou postar também fotos de um dos maiores fotógrafos brasileiros, Sebastião Salgado. O fotógrafo mineiro já teve suas fotografias expostas em várias partes do mundo, além de ser reconhecido pelo seu trabalho de repórter fotográfico através de várias premiações, dentre elas: Prêmio Príncipe de Asturias das Artes (1998); Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária; Prêmio World Press Photo; The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental; eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciência nos Estados Unidos; Prêmio pela publicação do livro os Trabalhadores; Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos; Prêmio Unesco categoria cultural no Brasil; e outros.

Sebastião Salgado é um dos mais destacados nomes da vertente do fotojornalismo dedicado a denúncia das desigualdades sociais, sendo inclusive nomeado Representante Especial da Unicef, em 3 de abril de 2001. O fotojornalista dedicou-se a capturar imagens que denunciam as várias situações de miséria as quais muitas pessoas são submetidas ao redor do mundo, a maioria delas com a utilização de filmes preto-e-branco. Ele também tem muitos livros publicados, como, Outras Américas, Terra, Êxodos, Trabalhadores, Crianças. As suas obras sucesso foram expostas em cidades, como Paris, Londres, Toronto, Veneza e muitas outras. Além disso, Sebastião trabalhou para agências renomadas de fotografia, e viajou para várias regiões do mundo, como a Antártica e a Amazônia brasileira, retratando, por exemplo, a vida de tribos indígenas. Além disso, o fotógrafo cobriu fatos como as guerras na Angola e no Saara espanhol, o sequestro de israelitas em Entebbe e o atentado contra o presidente norte-americano Ronald Reagan, em 1981.

Vale a pena conferir o trabalho deste fotojornalista profissional que não se contentou apenas em agradar aos olhos das pessoas com imagens belas, mas também consegue instigar as pessoas a refletirem sobre as condições de vida do ser humano em diversas partes do mundo, ele realiza um trabalho que humaniza a fotografia e transforma-a em fonte de expressão de denúncia contra as desigualdades sociais.

Para outras informações recomendo o seguinte link, eu gostei: http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=584&Itemid=137

Agora sem palavras vamos as imagens:

Crédito: Sebastião Salgado, Na África


Crédito: Sebastião Salgado, Namib Desert



Crédito: Sebastião Salgado, foto que fez parte da exposição "Filhos da Terra", que retrata as duras condições de vida de crianças carentes, moradores de rua, trabalhadores rurais e urbanos brasileiros



                                 Crédito: Sebastião Salgado, Amazonas Imagens, Serra Pelada, Pará

Nenhum comentário: